O maior problema estratégico das pequenas empresas é não pensar de forma coerente com o seu tamanho. Então leia essa comparação com o mundo animal e reflita.

Alguns animais são predadores. Eles são grandes, fortes e perigosos. E passam a maior parte do tempo tentando comer as suas presas.
Então se você observar, vai repar que o leão e todos os outros animais predadores têm os olhos na frente do rosto.
Essa é a estratégia dos grandes. Eles olham para frente, focam no objetivo, buscam atacar para abocanhar os menores. Mas não se enganem, eles só fazem isso porque podem, não é uma questão de simplesmente querer.

Enquanto isso, outros animais são presas. Eles são menores e menos fortes. E, por isso, a melhor estratégia que podem tomar é a defesa.
Se você reparar, todas as presas tem os olhos nas laterais da cabeça. Isso as ajuda a observar a maior área possível ao seu redor, afim de se precaver dos ataques dos predadores.
A natureza é muito sábia e uma ótima estrategista. Então, pense um pouco. Se você é pequeno a estratégia mais inteligente é se proteger dos grandes, estudando seu mercado, segmentando o seu público, procurando talvez um nicho e buscando qualidade, fidelização e vantagem competitiva. Só fazendo um ótimo trabalho é possível se tornar um grande também.
Se você reparar quanto maior o tamanho da empresa, menor a probabilidade de fechamento. As empresas maiores estruturam melhor práticas gerenciais, ou seja, são mais profissionais, mais baseadas em teoria. Elas também gozam de maior facilidade para obtenção de linhas de crédito e têm mais flexibilidade para suportar incertezas do ambiente externo.
No Brasil, 27% das empresas fecham no primeiro ano de funcionamento, média de um fracasso entre quatro novos negócios. E o índice já foi pior: ele chegava à 35% treze anos atrás, de acordo com o Sebrae. O principal fator que contribui para o fechamento, de acordo com as próprias empresas, é a falta de clientes. Em seguida, as reclamações se concentram na alta carga tributária, a falta de capital de giro e problemas pessoais, como brigas entre sócios.
Então se eu puder dar uma dica ela seria: Busque qualificação, procure escolas de negócios ou o próprio Sebrae e estude administração. Essa é a melhor maneira de planejar o negócio que você quer abrir ou de salvar o negócio que você já tem. Quanto mais profissionalismo e qualidade a sua empresa tiver, mais chances dela continuar vivendo. (OBS: Um paliativo seria contratar um consultor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário