Características da Teoria Neoclássica:
- Pragmatismo: ênfase na prática da administração.
- Reafirmação dos postulados clássicos.
- Ênfase nos princípios gerais da administração (prever, organizar...)
- Ênfase nos objetivos e nos resultados.
- Ecletismo.
○Eficiência: É uma relação entre custos e benefícios, entre entradas e saídas, ou seja, a relação entre o que é conseguido e o que pode ser conseguido. Significa fazer corretamente as coisas e enfatizar os meios pelos quais são executadas. Relaciona-se com os meios, isto é com os métodos utilizados.
○Eficácia: É uma medida do alcança de resultados, ou seja, a capacidade de atingir objetivos e alcançar resultados. Em termos globais, significa a capacidade de uma organização satisfazer necessidades do ambiente ou mercado. Relaciona-se com os fins almejados.
○Centralização: Significa a concentração do processo decisorial na cúpula da organização.
○Descentralização: Significa a dispersão do processo decisorial para a base da organização.
○Organização Funcional: É a forma estrutural baseada na especialização e na supervisão funcional. As linhas de comunicação são diretas, a autoridade é funcional (dividida por especialistas) e as decisões são descentralizadas.
○Organização Linear: É a forma estrutural baseada em linhas únicas de autoridade e responsabilidade na qual predomina a aplicação do principio de autoridade linear e do comando único. Apresenta uma conformação piramidal em função da cadeia escalar e da centralização das decisões na cúpula.
○Organização Linha-staff: é o formato estrutural hibrido que reúne características lineares (unidade de comando) e características funcionais (assessoria de staff). É também denominada organização hierárquico-consultiva.
Tipos de Departamentalização
A departamentalização é um meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. Os principais tipos de departamentalização são:
- Departamentalização por função.
- Por produto ou serviço.
- Por localização geográfica
- Por clientes
- Por fase do processo (processamento).
- Por projeto.
Administração por objetivos: é uma técnica administrativa que enfatiza os objetivos, finalidade e resultados em vez do processo administrativo (meios). Em vez do como administrar enfatiza o porquê ou para quê administrar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário